O gerente do seu posto é comercial ou operacional?

Com a forte concorrência no segmento de postos de combustíveis, se torna cada vez mais importante atrair novos clientes e consequentemente aumentar a rentabilidade do seu negócio. Para isto, é preciso que o seu gerente tenha visão global do seu empreendimento.

Gerenciar posto de combustíveis exige muito foco e disciplina. Motivação de equipe, treinamentos, fechamento de caixa, gestão financeira dentre outras funções, são apenas uma parte do trabalho. No entanto, para o seu posto de combustíveis ter sucesso é essencial que o Gerente do seu posto seja acima de tudo um Gerente Comercial.

Dentre tantas funções, aumentar a rentabilidade do posto é a mais importante. Para isto, é obrigação do gerente motivar sua equipe e prepará-la para vender produtos de maior rentabilidade e serviços, como gasolina aditivada, loja de conveniência e troca de óleo. Não existe uma única fórmula que se aplica para todos, porém sabemos que algumas estratégias são essenciais para seu posto de combustíveis alcançar resultados significativos. É obrigação do seu gerente conhecer bem cada uma delas.

Veja!

INVISTA EM QUALIDADE: o primeiro passo é investir em produtos que tenham qualidade e por consequência transmita credibilidade. Com a forte fiscalização por parte dos órgãos reguladores, ter um produto de qualidade deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação. Com o alto índice de exigência dos consumidores é parte do negócio oferecer ao mercado combustíveis de alto desempenho, serviços bem executados, loja de conveniência completa e sanitários limpos e organizados.

CONHEÇA O SEU CLIENTE: você sabe qual o público consumidor do seu posto de combustíveis? Sabe o que eles procuram? Sua equipe de vendas está preparada para atender o seu público?

Conhecer as necessidades do seu cliente é importante para qualquer negócio, e em postos de combustíveis não é diferente. Saiba mapear quais produtos e serviços os seus clientes buscam. Faça com que o seu posto seja referência: seja em produto, serviços, segurança, alimentação e infraestrutura. Tenha visão global do negócio e com isto tenha mais faturamento.

FIDELIZE O SEU CLIENTE: ter um bom programa de fidelidade é parte vital do negócio. Com o aumento da concorrência torna-se necessário atrair novos e clientes e depois fideliza-los. Seus clientes devem ter um bom motivo para abastecer novamente no seu posto e é papel do gerente de vendas identificar quais ações, premiações e descontos se encaixa melhor com seus clientes. Fidelizar clientes é garantir um faturamento mínimo mensal, ou seja, é criar segurança financeira para o seu negócio.